Colégio Martin Luther

20 nov

Projeto discute a mobilidade urbana

Atualmente, em grande parte das cidades brasileiras, seus habitantes enfrentam dificuldades para se locomoverem, seja qual for o meio de transporte. Nas metrópolis, o tráfico intenso dos carros resultam em quilômetros de carros enfileirados, provocando estresse e congestionamentos. Sem falar nos perigos que envolvem pistas de alta velocidade. Nos municípios menores, apesar de não ser comum haver engarrafamentos, outros problemas se destacam, como o insuficiente número de ônibus que veiculam nas linhas urbanas, e os possíveis acidentes envolvendo ciclistas, já que o uso de bicicleta muitas vezes se torna a única opção de locomoção.

Assim, a mobilidade urbana é uma grande questão a ser discutida e as crianças podem e devem entender sobre os fatores que envolvem esse tema tão moderno. Por essa razão, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental estudam o projeto Meios de Transportes, que analisam justamente tais cenários.

Na semana passada, eles foram visitar o CFC de Estrela onde realizaram os testes na pista para receberem carteira de bicicleta. Além disso, ouviram dos instrutores dicas e orientações sobre as regras de trânsito e os cuidados necessários para andarem em segurança.

IMG-20151119-WA0008

Para encerrar o projeto, os alunos visitaram nesta quinta-feira, 18 de novembro, a cidade de Porto Alegre. Na viagem de estudos eles andaram de metrô e de ônibus, conheceram o aeroporto e locomoveram-se por pontos turísticos da cidade. O projeto propiciou na prática o aprendizado do tema.

IMG-20151119-WA0005